top of page

Rute Amorim - Psicóloga- Psicoterapeuta

Foto Rute Amorim - Psicologia no Porto

Psicoterapia Individual - Processos de Luto e Perda; Depressão, Ansiedade e Burnout; Autocuidado e Autoestima; Relacionamentos e Comunicação

Psicologia da Saúde - Comportamento Alimentar; Adesão Terapêutica; Doenças Crónicas

Sou mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade do Porto. Durante este período formativo, realizei o estágio curricular na Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro e participei em investigação na área da Psicologia da Saúde.

Desde então foram muitas as horas de estudo, de formação, de reflexão, de desenvolvimento profissional - tudo o que for necessário para levar o melhor de mim e da Psicologia para cada consulta.

A Psicologia combina dois pilares que me são fundamentais: o meu amor por histórias e a minha paixão por fazer a diferença. Ser psicóloga permite-me entrar em histórias e ajudar a que as pessoas protagonistas assumam o papel principal nas suas narrativas.

Sobre mim


A Psicologia combina o meu amor por histórias e a minha paixão por fazer a diferença. Ser psicóloga permite-me ajudar pessoas a assumirem o papel principal nas suas narrativas. Para que tal seja possível, qualquer acompanhamento que realizo é pautado por:


- Trabalho colaborativo e transparente, com base numa relação terapêutica de confiança, escuta ativa e empatia;


- Criação de um espaço seguro e de aceitação, respeitando a individualidade;


- Um olhar integrativo e flexível, de base cognitivo-comportamental, que respeite as especificidades de cada caso;


- Crescimento pessoal e profissional contínuo, fazendo recurso de todas as ferramentas ao meu dispor para esse fim (formação, livros, artigos, supervisão, intervisão).


Realizo acompanhamento psicológico direcionado para a população adulta e jovem adulta (a partir dos 18 anos). Trabalho em consulta individual presencial, tanto em português como em inglês.

Em consulta comigo


Cada pessoa tem a sua história, com o seu conjunto próprio de pensamentos, emoções e comportamentos. No lugar seguro do espaço terapêutico, procuramos perceber como estas variáveis se relacionam. As consultas são preparadas, os casos são estudados, a informação científica é atualizada.


Mas não é só o meu trabalho que não se esgota no tempo de consulta.


Em conjunto, criamos objetivos pós-consulta que incentivem à reflexão sobre os temas abordados e à aplicação de estratégias, potenciando a mudança. A cada consulta, avaliamos os progressos; se algo não está a resultar, fazemos as alterações necessárias.


Um processo terapêutico é desafiante. Exige compromisso, disponibilidade e motivação. A boa notícia? É um caminho que construímos em conjunto. Sinto-me sempre incrivelmente grata por esse voto de confiança.

Temas frequentes em consulta


Tal como a mente, a intervenção psicológica não se divide em caixas. Ainda assim, a especialização é fundamental para a eficácia. Entre os temas pelos quais tenho particular interesse, e que levam as pessoas que acompanho a procurar-me, encontram-se:


- Processos de luto, perda e outros momentos marcantes. As nossas histórias são feitas de vírgulas e pontos finais. É de realçar que qualquer mudança com impacto na vida da pessoa e que implique adaptação a uma nova realidade (por exemplo, morte, final de relação, diagnóstico, cidade nova) pode ser um evento marcante e significativo.


- Depressão, ansiedade e Burnout. As exigências das nossas vidas fazem com que estas situações estejam cada vez mais presentes e em crescimento, como demonstrado por vários estudos. É muitas vezes necessário o acompanhamento psicológico, seja de modo isolado ou combinado com farmacologia.


- Construção e descoberta pessoal. Não é de todo necessário estar num momento de sofrimento emocional e/ou ter um diagnóstico clínico para iniciar um processo terapêutico. O autoconhecimento é chave para a saúde mental.


- Autocuidado e autoestima. As rotinas de autocuidado, que vão para além do que muitas vezes nos é transmitido nos meios de comunicação social, são essenciais para o bem-estar psicológico. Além disso, a autoestima é um forte indicador de saúde mental e que pode ser trabalhado.


- Relacionamentos, limites e comunicação. Somos seres sociais que nem sempre sabem expressar as suas necessidades e, por vezes, nem tiveram oportunidade de aprender os seus limites. Estes aspetos podem ser alvo de intervenção em consulta, melhorando o dia-a-dia e as relações interpessoais.


- Comportamento alimentar. A relação que estabelecemos com a comida e com o corpo é de elevada importância. O comportamento alimentar acompanha-nos a vida toda e pode ser afetado em momentos desafiantes - podendo levar a situações como obesidade, anorexia, bulimia, compulsão alimentar.


- Psicologia da Saúde. As dificuldades colocadas por um diagnóstico, uma situação de saúde passageira ou uma doença crónica, são muitas vezes desafiantes. Tanto doentes como familiares/cuidadores podem sentir necessidade de procurar ajuda devido ao impacto destas situações de saúde.


Em caso de dúvida se serei a pessoa indicada para o motivo que leva a procurar acompanhamento, não hesite em colocar as suas questões.

Marcação de consulta


Tem 18 anos ou mais e procura acompanhamento psicológico individual, conduzido com rigor ético e científico, num espaço acolhedor e livre de julgamento? Pode entrar em contacto diretamente comigo através do email ruteamorim.psi@gmail.com


A marcação de consulta também pode ser feita através do link de marcação de consulta (no final desta página) e através do número 962 399 605 (contacto da recepção).


Se ainda tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos - psicologia.criancasecasais@gmail.com


Seremos breves a responder.

bottom of page