Rute Amorim - Psicóloga- Psicoterapeuta

Foto Rute Amorim - Psicóloga

O meu nome é Rute Amorim. Sou Psicóloga e Psicoterapeuta e utilizo uma abordagem cientifica no tratamento dos problemas emocionais e do comportamento humano. As perturbações que mais trato são a Ansiedade e a Depressão.

Procuro perceber os padrões de pensamento, emoções e comportamentos que explicam os problemas sentidos pelos pacientes, pelas pessoas que me chegam à consulta. Quer a Depressão, quer os problemas de Ansiedade, fobias, comportamentos compulsivos, de compras ou alimentares, podem ser explicadas, compreendidas e tratadas, com elevada eficácia, se conseguirmos perceber a relação entre a história de cada paciente, as suas emoções, pensamentos e comportamentos. Trabalhamos, eu e os pacientes, de uma forma racional, sistemática e intencional. Todas as consultas são preparadas, os pacientes têm trabalhos de casa, tarefas, treinos que os/as ajudam a resolver os problemas identificados. Medimos os progressos, para avaliar o processo. Se algo não está a resultar, mudamos a estratégia.

Rute Amorim - Psicóloga - PsicoterapeutaPsicoterapia Individual. Tratamento da Ansiedade, Fobias e Depressão. Psicologia da Saúde e Perturbações de Comportamento Alimentar

O meu estágio curricular foi feito na área da saúde,  como Psicóloga da Saúde. Nesta esta área da Psicologia, a Psicologia da Saúde, trabalhamos a saúde psicológica na presença de uma condição de saúde física. Para além do tratamento das perturbações mentais mais comuns, como a Ansiedade, Ataques de Pânico, Fobias e outras perturbações emocionais e do comportamento, dedico-me também aos problemas colocados pelas doenças crónicas e psicossomáticas, quer no diz respeito aos pacientes, quer no que diz respeito aos seus cuidadores.

As doenças crónicas, com o seu caráter incapacitante e progressivo, bem como as patologias do foro psicológico, colocam desafios enormes aos próprios pacientes. Colocam igualmente desafios aos que vivem com eles.

No âmbito do tratamento psicoterapêutico das perturbações mentais mais comuns, a Ansiedade e a Depressão, muitas vezes surgem-nos na consulta os cuidadores, exaustos, sem saber como ajudar os familiares, companheiros/as e amigos/as que sofrem com as questões da saúde mental, que apresentam hábitos e comportamentos nocivos ou foram diagnosticados com uma doença crónica, irreversível ou de carácter degenerativo. A exaustão prolongada, a incerteza e limitações decorrentes das doenças, as suas consequências no estilo de vida de doentes e cuidadores, geram, por si só, problemas de saúde mental e equilíbrio emocional. Nestes contextos, doente e cuidador podem beneficiar de Psicoterapia Individual.

A Psicologia da Saúde pode ser um recurso igualmente importante ao nível das patologias psicossomáticas. Nestes casos, trabalhamos com pessoas cujo estado psicológico tem manifestação física - e em que não há uma explicação do foro médico. Falamos, por exemplo, em enxaquecas, dor no peito/palpitações, distúrbios gastrointestinais (como úlceras gástricas), queda capilar excessiva, insónias e todas as patologias que o estado de humor, ansiedade ou condição psicológica afectam a manifestação das doenças.

Dentro da Área da Psicologia da Saúde trabalhamos também as questões das Perturbações de Comportamento Alimentar.

Para além da Psicoterapia Individual de tipo cognitivo-comportamental, trabalho, tanto com crianças e adolescentes como com adultos, na área das doenças crónicas, doenças psicossomáticas, apoio aos cuidadores, obesidade, compulsão alimentar, anorexia e bulimia.

Se deseja controlar a Ansiedade, sair da Depressão, deixar de adiar tarefas (procrastinar), controlar a ingestão alimentar ou alterar o seu peso, se teve um diagnóstico de doença crónica ou lida com alguém que o teve, se necessita de acompanhamento quanto a uma patologia psicossomática, será um privilégio trabalhar consigo.

Para marcar consulta de Psicologia da Saúde comigo, basta ligar para o telefone 962 399 605

Também poderá marcar consulta clicando nos links de Marcação de Consulta. Será direcionado/a para o nosso site de marcação de consultas. Se ainda tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos - psicologia.criancasecasais@gmail.com

Seremos breves a responder.

Sessão de terapia