Rute Amorim - Psicóloga- Psicoterapeuta

Rute Amorim - Psicóloga - Porto.jpg

O meu nome é Rute Amorim. Sou Psicóloga e Psicoterapeuta e utilizo uma abordagem cientifica no tratamento dos problemas emocionais e do comportamento humano. As perturbações que mais trato são a Ansiedade e a Depressão.

Procuro perceber os padrões de pensamento, emoções e comportamentos que explicam os problemas sentidos pelos pacientes, pelas pessoas que me chegam à consulta. Quer a Depressão, quer os problemas de Ansiedade, fobias, comportamentos compulsivos, de compras ou alimentares, podem ser explicadas, compreendidas e tratadas, com elevada eficácia, se conseguirmos perceber a relação entre a história de cada paciente, as suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Rute Amorim - Psicóloga e Psicoterapeuta

Psicoterapia Individual – Depressão, Ansiedade, Fobias e Comportamentos Compulsivos.

Psicologia da Saúde - Comportamento Alimentar, Adesão Terapêutica, Doenças Crónicas, Doenças Psicossomáticas

Cada paciente tem a sua história, com o seu conjunto próprio de pensamentos, emoções e comportamentos. Procuro perceber os padrões que explicam os problemas sentidos pelas pessoas que chegam à consulta, para que possam ser alterados.

Com recurso à terapia cognitivo-comportamental, trabalho de forma racional, sistemática e intencional. Todas as consultas são preparadas e o trabalho terapêutico não se esgota na consulta. Crio, em colaboração com cada paciente e de forma adaptada à situação, tarefas e treinos pós-consulta que ajudam a resolver os problemas identificados. A cada consulta, medimos e avaliamos os progressos; se algo não está a resultar, mudamos de estratégia.

Realizei mestrado na área de Psicologia Clínica e da Saúde. O meu estágio curricular foi desenvolvido na Liga Portuguesa contra o Cancro. Trabalhei temáticas como depressão, ansiedade, adesão ao tratamento, aceitação da doença, perda e luto, gestão emocional de ser cuidador e/ou familiar. Fiz também investigação na área da Psicologia da Saúde, uma vez que a ciência só pode evoluir e tornar-se mais eficaz tendo por base as evidências.

Atualmente, realizo Psicoterapia Individual. As perturbações que mais trato são a Ansiedade (Ataques de Pânico, Fobias) e a Depressão. Também trato outras perturbações emocionais e do comportamento, como comportamentos compulsivos – por exemplo, alimentares ou de compras.

Além da compulsão alimentar, trabalho igualmente outras questões de comportamento alimentar: perturbações alimentares (anorexia e bulimia), perda ou ganho de peso, obesidade.

Dedico-me também aos problemas colocados pelas doenças crónicas, quer nos pacientes como nos seus familiares/cuidadores. A exaustão prolongada, a incerteza e limitações decorrentes das doenças, as suas consequências no estilo de vida de doentes e cuidadores, geram, por si só, problemas de saúde mental e equilíbrio emocional. Nestes contextos, doente e cuidador podem beneficiar de Psicoterapia Individual.

As patologias psicossomáticas são outro campo em que atuo. Nestas consultas trabalho com pessoas cujo estado psicológico tem manifestação física - e em que não há uma explicação do foro médico. Falamos, por exemplo, em enxaquecas, dor no peito/palpitações, distúrbios gastrointestinais (como úlceras gástricas), queda capilar excessiva, insónias. Falamos também de todas as patologias que o estado de humor, ansiedade ou condição psicológica afetam a manifestação das doenças.

Se deseja controlar a Ansiedade, sair da Depressão, deixar de adiar tarefas (procrastinar), controlar a ingestão alimentar ou alterar o seu peso, se teve um diagnóstico de doença crónica ou lida com alguém que o teve, se necessita de acompanhamento quanto a uma patologia psicossomática, será um privilégio trabalhar consigo.

Para marcar consulta de Psicologia da Saúde comigo, basta ligar para o telefone 962 399 605

Também poderá marcar consulta clicando nos links de Marcação de Consulta.

Será direcionado/a para o nosso site de marcação de consultas.

Se ainda tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos - psicologia.criancasecasais@gmail.com

Seremos breves a responder.

Sessão de terapia