Psicologia e Psicoterapia de Crianças e Adolescentes - Porto

Psicologia de Crianças e Adolescentes

Sessão de terapia


 
 
Os resultados da Psicoterapia com Crianças costumam ser muito rápidos. As crianças têm uma enorme capacidade de adaptação e aprendizagem que, aliadas à motivação, constituem os ingredientes fundamentais para a mudança terapêutica. Muitas vezes, o nosso trabalho consiste apenas na orientação dos pais e no ensino de estratégias de autocontrolo e regulação emocional e comportamental.
 
As consultas de Psicologia Infantil são, quase sempre, muito gratificantes, quer para nós, psicoterapeutas, quer para as crianças. Os resultados são rapidamente visíveis e os efeitos da Psicoterapia fazem-se sentir nas várias áreas da vida das crianças, escolar, social e familiar.  
 
A Psicoterapia com Crianças pode ajudar a resolver a maior parte dos problemas frequentes que surgem na Infância. As consultas de Psicologia Infantil ajudam as crianças a reduzirem o seu sofrimento, a serem mais felizes e funcionais. Quando isso acontece, é o maior prazer da nossa vida profissional. 

No trabalho com os pais ajudamos a perceber o que é normal ou merece atenção clínica, ajudamos a corrigir os comportamentos disfuncionais, quer dos pais, quer dos filhos. Ajudamos a encontrar o equilíbrio entre regras necessárias e as necessidades das crianças.

Já a Adolescência é uma fase mais complexa. Há transições importantes a fazer, da fase de Criança para a Adolescência e preparação para a vida adulta. Os pais perdem a importância enquanto modelos e outras figuras importantes emergem, o grupo de pares e as relações afectivas. Por vezes é difícil gerir todas estas mudanças, as novas exigências e responsabilidades, as mudanças no corpo, a pressão familiar e social, a aprendizagem de novos papeis e comportamentos sociais. 

Terapeutas:

Joana Lemos

Liliana Correia

 

 



Abaixo encontra os problemas mais habituais nestas idades e que podem ser resolvidos através da Psicoterapia.
 
Ansiedade nas Crianças e Adolescentes

Problemas de Atenção e Concentração

Auto-estima
 
Sono em Recém-Nascidos e Crianças
 
Enurese (xixi na cama ou durante o dia)

Desenvolvimento na Infância e Adolescência

Medos Escolares - Exames Escolares e Adaptação à Escola

Autismo e Asperger​​​

Hiperactividade e Défice de Atenção

Problemas da Fala e na Escrita

Medos Exagerados
​
Problemas de Comportamento​ e Aprendizagem - Rendimento Escolar
​
Avaliações, Diagnósticos e Relatórios Escolares​


Dificuldades na escolha de um Percurso Vocacional, Escolar ou Profissional

As perturbações mais comuns nas crianças costumam ser de tratamento surpreendentemente rápido.

Por exemplo, uma das perturbações mais frequentes em Psicologia Infantil é a presença de medos e ansiedades. A Ansiedade nas Crianças provoca um grande sofrimento e pode ter interferências sérias no sono, nas actividades sociais, no rendimento escolar e no desenvolvimento da autonomia das crianças. 

Nas sessões e nos trabalhos de casa, são ensinadas estratégias de relaxamento e enfrentamento da Ansiedade, de forma a que, passado pouco tempo, os medos deixam de ser vistos como inultrapassáveis. As crianças aprendem assim que podem contrariar os medos expondo-se às situações temidas. Os testes escolares, as aulas, o abandono dos pais, a ansiedade de separação, o medo da morte, o medo de falar na sala de aula, o medo dos assaltos, o medo de ficar sózinho/a, começam a ser situações controláveis pelas crianças.


Se necessitar de mais esclarecimentos, não hesite em contactar-nos - psicologia.criancasecasais@gmail.com.

Seremos breves a responder.

Dias Úteis Psicologia e Psicoterapia - Crianças e Casais.

Psicologia Infantil - Psicologia com Adolescentes

Sessão de terapia

Problemas Psicológicos mais comuns na Infância e Adolescência: