top of page

Liliana Correia - Psicóloga - Psicoterapeuta
Avaliação Psicotécnica, Vocacional e de Condutores

Liliana Correia, Psicóloga Escolar, Orientação Vocacional- Dias Úteis - Psicologia - Crianças e Casais

Psicóloga Clínica e Escolar. Orientação Vocacional e Profissional. Avaliação Psicológica de Condutores.

Experiência formativa e profissional

O meu nome é Liliana Correia, sou formada em Psicologia pela Universidade do Minho e membro efetivo Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP 14406) desde 2011. Tenho especialização em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes; em Psicologia Escolar e Vocacional e, ainda, em Gestão de Recursos Humanos.  

Ao longo dos últimos treze anos de experiência profissional, trabalhei em hospitais, centros de saúde, em gabinetes de psicologia de autarquias, creches, centros de estudo, em clínicas e escolas, com crianças, adolescentes e jovens adultos, essencialmente, nas áreas da Psicologia clínica e escolar.

Em consulta clínica ou nos contextos educativos, intervenho cada vez mais nas dificuldades emocionais como a ansiedade e tristeza, nas dificuldades de aprendizagem agravadas pelos défices cognitivos, a falta de hábitos de estudo, de planeamento e gestão do tempo, de controlo da atenção e comportamento. Observo e intervenho cada vez mais em problemas de relacionamento interpessoal, bullying, perante dificuldades de integração ou socialização.

Sessão de terapia

Trabalho em conjunto com as crianças e as famílias em casos de Hiperatividade com Défice de Atenção, Perturbações do comportamento, Dificuldades de aprendizagem, Diminuição do rendimento escolar, Dificuldades de concentração, Dislexia, Disgrafia, Ansiedade face aos testes], Perturbações de adaptação (Divórcio parental, Nascimento de um irmão, Mudança de escola, Luto, Doença física e dificuldades de adaptação ao tratamento, Depressão, Ansiedade, Fobias, Problemas alimentares, Enurese/ Encoprese. 

Como psicóloga, o foco do meu trabalho é o cliente e a resolução positiva dos seus problemas. Quando necessário, faço por reunir os esforços dos pais, professores e outros elementos da vida das crianças e jovens.


Da minha formação e experiência prática em clínica, desenvolvi um gosto especial pela área da avaliação psicológica, tão importante para a compreensão do problema e definição de um plano de intervenção. Do contexto escolar, nutro um gosto especial pela área da avaliação e orientação vocacional, tão útil e necessária em mudanças de ciclo.    
 

Podem contar comigo se necessitarem de:

  • Avaliação neuropsicológica, para despiste de perturbações de leitura, escrita ou défices cognitivos, perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, entre outros.

  • Intervenção psicoterapêutica em problemas relacionados com:

  • Ansiedade, face a diversas situações do seu dia-a-dia, como por exemplo, os testes;

  • Comportamentos, problemas em contexto escolar ou em casa. Se revela irritabilidade, impulsividade ou instabilidade emocional que se traduzem em constante oposição e agressividade;

  • Medos, se tenta evitar determinadas situações ou contextos de forma persistente. Se tem uma dependência excessiva dos adultos ou mostra inseguranças e sinais de baixa autoestima recorrentes;

  • Sintomas depressivos, se está triste e por vezes, sem motivo aparente. Não quer brincar ou fazer atividades que, habitualmente, costuma gostar. Tem alterações significativas no seu sono ou apetite;

  • Hiperatividade ou défice de atenção, pode ser útil para fazer despiste destas problemáticas e ajustar um plano de desenvolvimento das competências de foco, atenção e concentração;

  • Eventos de vida perturbadores, episódios graves de trauma, situações de luto, perda, divórcio, bullying ou outras situações de vida que considere que causam sofrimento psicológico à criança, adolescente ou jovem;

  • Relacionamentos interpessoais, questões associadas a melhorias na área da socialização com os pares, integração, resolução de problemas, gestão emocional;

  • Dificuldades de aprendizagem, leitura, escrita, memorização, raciocínio numérico ou noutras aptidões escolares.

  • Orientação vocacional e profissional, com foco no 9º ano e 12º ano. Porém, útil ao longo do percurso formativo para redefinição de objetivos, por exemplo.

  • Avaliação psicotécnica e gestão da carreira, normalmente, em adultos, quando que pretende uma mudança de percurso profissional.

  • Psicoterapia com adultos, em situações de depressão, ansiedade, mudanças de vida, relacionamento interpessoal, comunicação e resolução de problemas.

  • Avaliação psicológica de condutores, exigida por lei, em muitas situações.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O que é a Orientação Vocacional?

A Orientação Vocacional procura conhecer as preocupações, dúvidas/ inseguranças sentidas pelos jovens relativamente ao seu futuro e ajudá-los a encontrar o seu caminho.

A escolha da área, curso ou profissão a seguir são encaradas como as primeiras grandes decisões que têm de tomar, por isso, são normalmente acompanhadas de sentimentos de ansiedade e medo de falhar. A Orientação Vocacional desempenha desta forma um papel importante neste processo de decisão e definição de um percurso saudável e bem-sucedido.

  • Evita fazer escolhas desajustadas

  • Conhece-te melhor a ti mesmo

  • Obtém informação sobre áreas/ cursos

  • Desenvolve competências para o mercado de trabalho.

O que fazemos?

A Dias Utéis – Crianças e Casais, dará a cada jovem a oportunidade de, com a ajuda de um psicólogo experiente, se conhecer melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeia, desenvolver competências psicológicas e vocacionais e adquirir competências para (re)construir de forma autónoma e confiante o seu projeto vocacional e profissional.

A consulta de Orientação Vocacional prevê o apoio individualizado de cada jovem e estará igualmente disponível para ouvir e informar os encarregados de educação, uma vez que estes são fontes de apoio importantes nas fases de mudança e transição.

Durante as sessões, são propostas várias atividades que visam o autoconhecimento, a exploração das opções e oportunidades existentes (escolares, académicas e profissionais) mais ajustadas ao perfil do jovem, adquirir a percepção das competências pessoais que podem interferir na escolha e prever/ diminuir o efeito de possíveis obstáculos que venham a surgir.

Como fazemos?

A consulta de Orientação Vocacional decorrerá em dois momentos principais, com início na entrevista e realização de testes psicológicos, terminando com a devolução do relatório e aconselhamento sobre a melhor opção escolar e profissional.

Durante as sessões, iremos realizar diferentes atividades que abordam:

  • História e experiências de vida,

  • Características pessoais e valores,

  • Competências e interesses,

  • Áreas e atividades profissionais

  • Cursos e condições de acesso.

O processo de Orientação Vocacional ajustar-se-á a cada jovem e às suas necessidades, pelo que a sua duração não é fixa e sempre igual. No entanto, em condições normais terá uma duração compreendida entre 3 a 4 sessões de 60 minutos cada.

A quem se destina?

  • Adolescentes e jovens do 9º ao 12º ano e respetivos encarregados de educação, que precisem de apoio no processo de escolha, mudança, transição e/ou adaptação escolar e académica.

  • Jovens adultos que sintam necessidade de repensar e reavaliar os seus percursos académicos e/ou profissionais e de (re)descobrir novas oportunidades formativas e/ou de carreira.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CONDUTORES

 

Poderá ver toda as informações nesta página - Avaliação Psicológica de Condutores

Se desejar marcar consulta, basta telefonar para o número 962 399 605 ou clicar no botão de Marcação de Consultas. Será direcionado/a para o nosso site de marcação de consultas. Aí poderá ver todos os horários disponíveis, todos os horários de toda a equipa, os serviços que prestamos e os preços que praticamos. Se ainda tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos - psicologia.criancasecasais@gmail.com. Seremos breves a responder.

Dias Úteis - Psicologia e Psicoterapia - Crianças e Casais

bottom of page