Psicoterapia no Porto - Dias Úteis - Psicologia e Psicoterapia

Psicoterapia

Sessão de terapia

A Depressão e a Ansiedade são as perturbações mentais mais comuns na população. Uma em cada 5 pessoas teve ou terá um episódio depressivo ou uma perturbação de ansiedade ao longo da sua vida. Isto é, ou vamos experimentar um destes episódios (Depressão ou Ansiedade) ou vamos conhecer alguém que os tem ou teve.

 

Estas doenças, são particularmente penosas para as pessoas que as têm porque não são encaradas como doenças. São vistas, pelos outros e pelos próprios, como uma fraqueza de carácter ou de personalidade. "Deixa lá isso", "é tudo da tua cabeça", se fosses forte", "eu cá não tenho tempo para isso", "tens é de - solução milagrosa", tens de ser forte" são as avaliações das pessoas mais próximas e são os julgamentos que fazemos de nós próprios quando temos Ansiedade ou Depressão. Como se fosse fácil, como se a culpa, fosse nossa.

 

Ninguém nos diz "põe mas é a funcionar esse rim, tens é de respirar melhor ou fazer o coração bater mais rápido, quando temos doenças renais, cardíacas ou pulmonares. O cérebro é um órgão como todos os outros, embora seja um órgão especial.

 

A única diferença, a principal diferença, é que o cérebro produz pensamentos, controlo de outros órgãos (controlo consciente e inconsciente) e, para o que nos interessa, a consciência de si próprio, da realidade, dos outros e da nossa relação com os outros. Tal como os outros órgãos, o cérebro pode começar a funcionar mal, a não cumprir a sua função adaptativa, de sobrevivência.

Há desequilíbrios fisiológicos, emocionais e padrões de pensamentos e de comportamentos que produzem e agravam os sintomas nas doenças psicológicas. Se os entendermos, analisarmos e os modificarmos, podemos curar as doenças psicológicas, podemos mudar drasticamente as vidas das pessoas. 

É o que fazemos. Somos especialistas na utilização das psicoterapias mais eficazes, por grupo etário (crianças, adolescentes, adultos) e por tipo de problema (Ansiedade, Depressão, Problemas nos Casais, Problemas na Sexualidade, Problemas do Desenvolvimento nas Crianças, Desempenho Escolar, Neuropsicologia e Perturbações do Espectro autista e Orientação Vocacional).

A Psicoterapia é forma mais eficaz de produzir resultados duradouros, permanentes, sem efeitos secundários, no tratamento das perturbações mentais mais comuns. Mas ninguém consegue saber tudo de tudo, sempre, para todos.

Por isso somos muitos. Cada um na sua área, cada um no seu tema, cada um com a sua formação, gosto e especialidade. O que não sabemos fazer, não fazemos. 

Informe-se, veja mais páginas de outros psicólogos, escolha com calma. Vai ver que vale a pena. É uma experiência inesquecível. A vida pode mudar, ser mais fácil, sem medos e com mais prazer. 

Veja as páginas com calma, informe-se, tome notas, aponte dúvidas, faça perguntas. Se precisar, nós respondemos.

psicologia.criancasecasais@gmail.com

Ansiedade - Psicoterapia

A Ansiedade é a o problema mais comum em Saúde Mental. Todos nós já experimentámos a Ansiedade, por vezes normal, por vezes patológica. Nas crianças, por exemplo, os medos são muito comuns. A Ansiedade faz-nos sofrer, no momento e por antecipação, toma conta da vida, esgota, diminui. Os resultados da Psicoterapia são muito bons (cerca de 98% de eficácia) e costumam ser rápidos. Não é preciso ter tanto medo, não é preciso sofrer com a Ansiedade, a Ansiedade tem cura, na maior parte das vezes sem recorrer a medicação.

Depressão - Psicoterapia

A Depressão afecta cerca de 20% da população mundial. Tristeza, angústia, desmotivação, falta de motivação, falta de sentido para a vida. Nada interessa, tudo custa, cansaço permanente, dificuldade em tomar decisões, falta de concentração, falta de memória, a incompreensão e as exigências dos outros. É possível curar a Depressão. Sabemos o que é, sabemos como tratar. Sabemos como intervir e ajudar no processo de saída da Depressão.

No tratamento da Ansiedade e da Depressão, para além da formação teórica, é muito importante a prática profissional, a experiência acumulada com centenas de pacientes diferentes. Tudo o que aprendemos com cada um dos pacientes que nos chegam à consulta é utilizado para melhorar os resultados dos processos de Psicoterapia.

 

Todos nós sabemos muito acerca do processo, explicação e mecanismos neuronais da Ansiedade e da Depressão.

Sabemos sobre as técnicas terapêuticas mais eficazes no tratamento da Ansiedade e como utilizá-las nas suas várias formas e expressões. Os resultados costumam ser rápidos e a Psicoterapia é eficaz na maior parte dos casos.

Os casos de Depressão habitualmente exigem mais tempo. Há casos com muito poucas sessões e casos de 2 anos com consultas semanais. Desconfie de quem promete resultados rápidos, curas mágicas, imediatas.

 

A Depressão é uma condição grave em que as pessoas se encontram com pouca (ou nenhuma) energia, sem motivação, esperança, recursos ou vontade. Intervir na Depressão é um processo que pode ser moroso e feito de altos e baixos. Mas sabemos como fazê-lo e já vimos, centenas de vezes, o processo terapêutico resultar.

 

Sabemos que é possível viver sem Ansiedade, que é possível viver sem medo, que é possível curar a Depressão. Pode ver comentários acerca do processo da Psicoterapia e dos seus resultados no Tratamento da Ansiedade e da Depressão na página de opiniões de antigos pacientes de Psicoterapia  ou na minha página pessoal da actividade como Psicólogo no Porto.

Atendemos em horários acessíveis, pós laboral e hora de almoço. Se desejar fazer uma marcação, pode fazê-lo directamente clicando no botão de marcação de Marcação de Consultas ou ligar para o 22 515 30 32.

Se tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos:

 

psicologia.criancasecasais@gmail.com. 

 

Seremos breves a responder.

Dias Úteis - Psicologia e Psicoterapia - Crianças e Casais