Orientação Vocacional no Porto - Dias Úteis - Crianças e Casais

Orientação Vocacional

Sessão de terapia

A Psicologia de Orientação Vocacional procura conhecer as preocupações, dúvidas/ inseguranças sentidas pelas pessoas, jovens e adultos, relativamente ao seu futuro e ajudá-las a encontrar o seu caminho. 


A escolha da área, curso ou profissão a seguir são encaradas como as primeiras grandes decisões que têm de tomar e, por isso, são normalmente acompanhadas de sentimentos de ansiedade e medo de falhar. As consultas de Psicologia de Orientação Vocacional desempenham desta forma um papel importante neste processo de decisão e definição de um percurso saudável e bem-sucedido.

 

Um processo de Orientação Vocacional permite fazer as escolhas mais acertadas relativamente à escolha da formação mais adequada, seja no acesso a uma formação profissional, seja relativamente aos processos de candidatura ao ensino superior. Permite também um maior autoconhecimento das nossas competências, qualidades, necessidade de treino ou formação. Permite um maior conhecimento das competências e características de personalidade requeridas pelas várias áreas profissionais. Permite escolher melhor, com mais segurança, sem medos exagerados.

O que fazemos?


O processo de Orientação Vocacional, dará a cada jovem a oportunidade de, com a ajuda de um psicólogo experiente, se conhecer melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeia, desenvolver competências psicológicas e vocacionais e adquirir competências para (re)construir de forma autónoma e confiante o seu projeto vocacional e profissional. 


A consulta de Orientação Vocacional prevê o apoio individualizado de cada jovem e estará igualmente disponível para ouvir e informar os encarregados de educação, uma vez que estes são fontes de apoio importantes nas fases de mudança e transição. 


Durante as sessões, são propostas atividades que visam o autoconhecimento, a exploração das opções e oportunidades existentes (escolares, académicas e profissionais) mais ajustadas ao perfil do jovem, adquirir a perceção das competências pessoais que podem interferir na escolha e prever/ diminuir o efeito de possíveis obstáculos que venham a surgir. 

Como fazemos?


O Processo de Orientação Vocacional decorrerá em dois momentos principais, com início na entrevista e realização de testes psicológicos, terminando com a devolução do relatório e aconselhamento sobre a melhor opção escolar e profissional.
Durante as sessões analisaremos, conheceremos e avaliaremos:


História e experiências de vida,

 

Características pessoais e valores,


Competências e interesses,


Áreas e atividades profissionais


Cursos e condições de acesso.


O processo de Orientação Vocacional ajusta-se a cada jovem e às suas necessidades, pelo que a sua duração não é fixa e sempre igual. No entanto, em condições normais terá uma duração compreendida entre 3 a 4 sessões de 60 minutos cada. 

A quem se destina?


Adolescentes e jovens do 9º ao 12º ano e respetivos encarregados de educação, que precisem de apoio no processo de escolha, mudança, transição e/ou adaptação escolar e académica.


Adultos que sintam necessidade de repensar e reavaliar os seus percursos académicos e/ou profissionais e de (re)descobrir novas oportunidades formativas e/ou de carreira.

 

Dias Úteis - Psicologia e Psicoterapia - Crianças e Casais.
 

Sessão de terapia